quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Trilogia Militar de Roberto Rossellini em Debates Incalculáveis


O Debates Incalculáveis, encontro mensal que acontece na Vila das Artes, vai pensar sobre o tema “A Coralidade na Trilogia Militar: Tão Longe, Tão Perto do Fascinante Fascismo” na obra de Roberto Rossellini. O debate é gratuito e será conduzido pelo pesquisador Cid Vasconcelos na próxima segunda (4) ás 18h30. A Vila fica na Rua 24 de Maio, 1221, no Centro.

A trilogia foi produzida por Rossellini no final do governo fascista da Itália e os filmes “La Nave Bianca” (1941), “Un Pilota Ritorna” (1942) e “L’Uomo dalla Croce” (1943) são bem menos conhecidos que as obras da trilogia do pós-guerra, cujo filme mais célebre, “Roma: Cidade Aberta” (1945), foi considerado o marco fundador do Neo-Realismo e um dos filmes mais influentes da história do cinema. “O que se pretende abordar, então, são os anos de formação do realizador no formato longa-metragem e o surgimento de uma proposta de realismo diferenciado, que antecede em vários anos a eclosão do que se convencionou chamar Neo-Realismo e, particularmente, uma das características que o realizador acreditava ser fundamental na concepção desse novo realismo, a coralitá” explica Vasconcelos.

O pesquisador pretende pensar o termo coralidade a partir de referências do próprio realizador e de críticos do período, percebendo-se como elemento fundamental um interesse maior pela história coletiva, sem eliminar as diferenças individuais. E perceber no próprio corpo dos filmes como foi construída tal intenção.

Para tanto, Vasconcelos se debruça numa metodologia centrada na análise fílmica e na literatura do/e sobre o período, para entender como dialogam as relações entre a trilogia e o cenário ideológico e cultural do período.

Cid Vasconcelos é autor de vários artigos em publicações acadêmicas e colabora com ensaios sobre o audiovisual na imprensa. È doutor em sociologia pela Universidade Federal do Ceará, com a tese Melodrama e Nação no Cinema Brasileiro dos anos 1940. Foi professor em disciplinas vinculadas a Sociologia e a História e Teoria do Cinema na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e nas particulares Face, Fanor e Unifor.

Serviço
Debates Incalculáveis – Dia 4 de outubro, a partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro). A entrada é franca. Informações: (85) 3252-1444 ou no www.twitter.com/viladasartes
facebook.com/viladasartes. Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário