quarta-feira, 8 de setembro de 2010

“TRÊS OLHARES DE CLARICE LISPECTOR”

PROJETO FEITO À MÃO

“TRÊS OLHARES DE CLARICE LISPECTOR”

Curso com Miguel Leocádio Araújo
Dias 8, 15 e 22 (quartas-feira) das 14h às 18h
20 vagas (inscrições no local – quiosque do Passeio Público)
Passeio Público fica no centro da cidade, vizinho a Santa Casa de Misericórdia na Rua João Moreira S/N.
 
1º DIA (8 DE SETEMBRO): Clarice Lispector no horizonte (um olhar panorâmico).
Olhares sobre a mulher e sobre o amor em contos e crônicas.

2º DIA (15 DE SETEMBRO): Olhares sobre a criança e sobre as relações familiares em contos e literatura infantil.
3º DIA (22 DE SETEMBRO): Olhares sobre a crueldade: os problemas sociais do país em crônicas, entrevistas e cartas.

SOBRE O FACILITADOR: Miguel Leocádio Araújo

Miguel Leocádio Araújo é licenciado em Letras, com especialização em Investigação Literária e mestrado em Literatura Brasileira, todos pela UFC. Tem se dedicado a estudar a obra de Clarice Lispector desde 1992, tendo publicado trabalhos acadêmicos, artigos científicos e textos jornalísticos sobre a escritora e sobre literatura em geral. Foi professor substituto da UFC, bem como atuou em faculdades particulares. Foi professor-leitor de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira na Universidade de Colônia (Alemanha). Atualmente, tem trabalhado como tradutor; professor da educação básica (Colégio Irmã Maria Montenegro), professor-colaborador do Espaço Viva (FA7) e como professor substituto da UECE (Campus de Quixadá/FECLESC). Organizou coletâneas de artigos acadêmicos, bem como publicou diversos artigos científicos em revistas locais e nacionais.

OBJETIVOS DO CURSO:

O curso se propõe a mostrar aspectos da obra de Clarice Lispector, na passagem de seus 90 anos de nascimento (que se completarão em dezembro de 2010), objetivando não apenas homenageá-la, mas também acender algumas discussões sobre como ela via determinados aspectos da realidade, olhar esse fixado em romances, contos e crônicas. Além disso, é objetivo do curso tecer uma visão panorâmica da produção da escritora a partir das recentes publicações de uma parte heterodoxa de sua obra: entrevistas, colunas femininas, cartas, entre outros.

Os objetivos específicos do curso são: estabelecer um panorama da atuação de Clarice Lispector; sensibilizar o público para a poética desenvolvida pela escritora em suas obras; mostrar exemplos da escritura clariceana (coletados em seus mais diversos gêneros) que incitem a conhecê-la cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário