sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Curta Canoa 2010

O Curta Canoa começa amanhã e prossegue até o dia 25, com foco no lançamento de projetos de produção de filmes pelos próprios moradores da região

Sem o glamour dos grandes festivais, mas com o atrativo de acontecer na praia, numa região que já começa a ensaiar os primeiros passos no audiovisual. A sexta edição do Festival Latino-americano de Curta Metragem, ou simplesmente Curta Canoa, tem início amanhã, quando ocorre o lançamento do projeto Canoa Faz Cinema.

A outra novidade diz respeito ao Núcleo de Animação de Cinema de Aracati, que funciona há cinco meses, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura, e será lançado no encerramento do Curta Canoa.

Com relação à programação, a organização decidiu cortar os longas-metragens para poder incluir mais mais curtas e somente dois médias: um deles sobre o Agnaldo Timóteo, o “Timóteo, Política e Paixão”. Durante o festival, serão exibidos 21 filmes e 43 vídeos (selecionados entre 415 trabalhos, sendo 353 vídeos e 62 filmes) na mostra competitiva, concorrentes ao Troféu Lua e Estrela nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem.

Protagonismo local

O Canoa Faz Cinema é um programa criado e coordenado pela Associação Cultural Aculca e Movimento Cultural Juventude Canoa (MJC). A partir de duas oficinas, foram realizadas e produzidos 10 curtas pelos próprios moradores da região. De acordo com o idealizador do projeto, Rodrigo Tasso, em seis meses de trabalho, cerca de 30 jovens foram beneficiados pelas oficinas. A cada produção, os alunos formam equipes e dividem as tarefas por função. São diretores, assistentes, figurinistas, continuístas, iluminadores, cinegrafistas, contrarregras e atores.

MAIS INFORMAÇÕES
Festival Curta Canoa, na praia de Canoa Quebrada, de 18 a 25 de setembro.
Telefones (85) 3251.1105 / 9635.3880.

Nenhum comentário:

Postar um comentário