quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dança clássica Indiana - Hoje

As argentinas Silvia Rissi e Natalia Salgado trazem, para Fortaleza, toda a beleza, técnica e sincronismo da dança clássica indiana. Essa forma de expressão é considerada, pela tradição hindu, uma arte sagrada

Antes de treinarem ou se apresentarem em público, as bailarinas recitam um mantra, chamado de "Sloka", dedicado aos deuses e aos aspectos da dança que irão desenvolver.

No palco, surgem vestidas de sari de seda pura e vários ornamentos, cada um com um significado. Na cabeça usam círculos, representando, de um lado o sol e, de outro, a lua. Nas orelhas, penduricalhos são proteção para os tímpanos. Nos tornozelos, existem os "gungros", espécies de guizos fabricados de couro e bronze, ideais para marcar o ritmo da dança.

O rosto surge extremamente maquiado, além das mãos e os pés, com desenhos elaborados em henna. Chamando atenção também na vestimenta, há o cinto, utilizado para proteger os ovários.

"Na dança, somos como noivas dos deuses, então, temos que nos vestir da melhor maneira. Ao mesmo tempo, buscamos compartilhar nossa arte e nosso êxtase com o público. Nossa energia espiritual, as danças e as expressões (chamadas de "Abhinayas") são utilizadas para conseguir atenção da plateia, fazendo com que ela se desvie dos pensamentos mundanos e sinta o sagrado da dança", explica Natalia.

MAIS INFORMAÇÕES
Espetáculo "Dança clássica da Índia".
Hoje, show de "Bharata Natyam" 
Sexta, dia 24, show de "Kutchipudi" e "Odissi".
Com Silvia Rissi e Natalia Salgado.
Às 20h, no Teatro Dragão do Mar.
Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 (cada show).

Nenhum comentário:

Postar um comentário