terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Processos criativos em teatro envolvendo performances"

Processos criativos em teatro envolvendo performances, por Danilo Pinho

Curso oferecido pelo Festival do Teatro Brasileiro ainda com inscrições abertas. Participe!

"Processos criativos em teatro envolvendo performances", por Danilo Pinho

Dias 13 a 17 de setembro, das 17h30 às 21h30
Lcal: Centro de Referência do Professor

OBJETIVOS DO CURSO:

- Vivenciar o fenômeno incorpóreo do teatro no movimento cinético através da arte do ator-performer.
. Estimular a prontidão física e mental;
. Chegar ao corpo e à voz extraordinária;
. Elaborar um solo.

METODOLOGIA:

- Palestra; Exibição de videos; Texto para estudo dirigido; Treinamento vocal e corporal; Elaboração de partituras físicas apartir da mímica corporal e do treinamento biomecânico; O relacionamento entre a arte do corpo e a arte da palavra; Composição cênica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- A raiz física da voz; As articulações do corpo; As 3 suposições sobre a relação entre a mímica e a palavra; As dinâmicas do movimento; O corpo vivo do ator; A repetição e a diferença; Filosofia estética: a arte e o problema da expressão.

Danilo Souto Pinho, 38 anos. Formado em fonoaudiologia. Ator, diretor e professor de teatro. É professor do curso superior em Teatro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a Mimíca Corporal Dramática e o Treinamento Biomecânico. Pesquisa a Poética da Transição no Teatro e as Escalas do Movimento na Técnica do Ator. Dentre suas montagens em teatro, destacam-se os seguintes espetáculos: “Sui Generis” (orientado por Denise Stoklos), “Os Iks” (direção de Celso Nunes), “Matança de Porco” (direção de Nehle Franke) e “Ikebana” (sua direção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário