terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Comédia da Maldição

A Comédia da Maldição, da Companhia Cearense de Teatro Brincante, da região do Cariri, chega a Fortaleza, para apresentação amanhã no Dragão do Mar.

O mito da mula-sem-cabeça, de origem ibérica, entrelaçado a elementos que retratam o cotidiano do Interior, forma o universo fantástico da peça "A comédia da maldição", da Cia. Cearense de Teatro Brincante. O espetáculo tem cinco anos, a mesma idade do grupo que se apresenta amanhã no Teatro Dragão do Mar, após temporada no Teatro Rachel de Queiroz, no Crato.



Enredo

A protagonista da história é a mocinha Ana Expedita, que, por conta de sua paixão desenfreada por padres, acaba se transformando numa mula-sem-cabeça, instalando o universo fantástico do espetáculo. A mãe dela, uma viúva rica, então, desafia os homens da cidade a desfazer o encanto da filha. Em troca, riquezas e a "mão" da viúva.
Figuras típicas do interior entram na disputa: o caso do dono da bodega e um fotógrafo de lambe-lambe. Mas é Tandô, que representa o Pedro Malasartes ou o João Grilo da história, quem vai enfrentar a mula. Depois de recorrer à ajuda de uma mãe de santo, que faz uma revelação através de um caboclo da mata, o personagem descobre como desfazer o encantamento. "A única maneira de derrotar uma mula é tirando cabresto do pescoço ou derramando o sangue dela com alfinete virgem. E é desse jeito que o Tandô se arma", descreve Cacá que faz o papel. "É um espetáculo para rir do começo ao fim".
Completando esse cenário interiorano, também se misturam à trama as beatas, representantes do falso moralismo, a fofoqueira, um casal de cantadores e a "rapariga".

MAIS INFORMAÇÕES:
A Comédia da Maldição
Programação do Festival Sated de Artes
Dia 29/09, às 20h 
Dragão do Mar
Ingresso: 1kg de alimento não-perecível

Nenhum comentário:

Postar um comentário