sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Programação Vila das Artes - 4 a 12 de novembro de 2010

Mostra

Terceira e última parte da Mostra Woody Allen vai até dezembro

A terceira e última parte da Mostra “Woody Allen – Por ele Mesmo” será exibida em novembro e na primeira semana de dezembro na Vila das Artes. Cineasta, roteirista e músico, Allen é um artista de mil facetas, é polêmico, amado e odiado. Dono de uma rica biografia, expressa em seus filmes as várias cidades imaginárias que dialogam com a poesia, os desejos, os relacionamentos e as paranóias da vida urbana. A Vila das Artes, que já exibiu gratuitamente, em duas outras mostras, filmes do cineasta desde o início de sua carreira, na década de 1970, traz agora doze obras produzidas entre 1999 a 2009. A programação incluí ainda o documentário musical Wild Man Blues – Woody Allen In Concert, que traz a turnê de Allen e sua banda pela Europa em 1996. As sessões acontecem as quintas e sextas, a partir das 18h30 e são sempre seguidas de debate após o filme.

Programação
:: Novembro
Dia 04 - Poucas e Boas (1999)
Dia 05 - Trapaceiros (2000)
Dia 11 - O Escorpião de Jade (2001)
Dia 12 - Dirigindo no Escuro (2002)
Dia 18 - Igual a Tudo na Vida (2003)
Dia 19 - Melinda e Melinda (2004)
Dia 25 - Match Point (2005)
Dia 26 - Scoop - O Grande Furo (2006)

:: Dezembro
Dia 02 - O Sonho de Cassandra (2007)
Dia 03 - Vicky Cristina Barcelona (2008)
Dia 09 - Tudo Pode dar Certo (2009)
Dia 10 - Wild Man Blues – Woody Allen In Concert (Turnê de Woody Allen e Banda na Europa em 1996)

Dança
Inscrições para Oficina Corporeidade e Composição Coreográfica vão até sexta (5)

A Vila das Artes prorrogou até esta sexta, 5 de novembro, as inscrições para a Oficina Corporeidade e Composição Coreográfica com o coreógrafo Edvan Monteiro. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Os interessados devem apresentar um currículo e ter idade mínima de 16 anos e alguma experiência em dança, não sendo mais necessário ter formação em dança. As aulas serão dias 10, 11 e 12 de novembro, das 10h às 12h. A Oficina vai abordar exercícios de conscientização do corpo através do Sistema Laban. “Esses exercícios não só proporcionam um conhecimento do corpo, mas também do espaço em que este corpo se insere e as pessoas a sua volta. Também envolveremos técnicas que possibilitem uma relação entre todos os participantes como jogos de contato, improvisação e composição em tempo real” explica Monteiro. Informações pelo 3105-1402.

Debates Incalculáveis
Direito à Cultura e Direito da Cultura é tema do Debates Incalculáveis da próxima segunda (8) com Humberto Cunha

O Debates Incalculáveis, programa mensal da Vila das Artes, que reúne um pensador para refletir sobre temas da contemporaneidade nas diversas linguagens artísticas, coloca em pauta neste mês “Direito à Cultura e Direito da Cultura”. O encontro que acontece sempre no início de cada mês está marcado para a próxima segunda (8) e recebe o advogado e professor Humberto Cunha para um bate papo e troca de ideias sobre a relação: direitos e deveres relacionados à cultura - entre poder público e atores sociais. Humberto Cunha é graduado, mestrado e doutorado em direito. Advogado da União e professor dos programas de graduação e pós- graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Integra a Comissão de Cultura da OAB-CE e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará. È autor de trabalhos científicos como: “Direitos Culturais como Direitos Fundamentais” e “Cultura e Democracia na Constituição Federal de 1988”. O encontro é aberto ao público.Na foto arte de Tainá Azeredo para o Salão de Abril de Fortaleza em 2008.

Cineclube
Panorama do Cinema Cearense Contemporâneo é mostra do Cineclube Vila das Artes que acontece às quartas


O Cineclube Vila das Artes deste mês convida para um mergulho no universo contemporâneo da cena cinematográfica no Ceará. Panorama do Cinema Cearense Contemporâneo é mostra que recebe a curadoria de Rúbia Mércia e Rodrigo Capistrano - vale ressaltar que ambos foram alunos do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes e apresentaram a mostra na Universidade Federal do Rio de Janeiro no mês passado. A programação reúne 18 filmes com produção audiovisual de cineastas e realizadores cearenses cujas obras são criações coletivas que transitam por várias linguagens artísticas. A proposta da Mostra é aprofundar o diálogo dessas novas produções que tem chamado a atenção em festivais pelo país. O Cinema Contemporâneo volta o olhar para obras cerebrais, faz pensar e explora alternativas teóricas e analíticas. A cada quarta, após a exibição haverá debate com o público. As sessões têm início às 18h30 e são gratuitas.

Programação:
Dia 03/11
"Estrada para Ythaca" (Ficção, 70 min, 2010). De Guto Parente, Ricardo Pretti, Pedro Diógenes, e Luis Pretti. [Foto]

Dia 10/11
"Supermemórias" (Doc, 20 min, 2010), de Danilo Carvalho.
"Casa da Vovó" (Doc, 24 min, 2008), de Vitor de Melo.
“A Curva” (ficção 5’, VHS e DV, 1990-2007), de Salomão Santana.
"A Amiga Americana" (Ficção, 19 min, 2009), de Ricardo Pretti e Ivo Lopes.
“ Mulher Biônica” (2008, 19min, cor, ficção), de Armando Praça.

Dia 17/11
"As Corujas" (Ficção, 20 min, 2009), de Fred Benevides."Perto Demais" (Doc, 15 min, 2010),de Rúbia Mércia
“Espuma e Osso" (Ficção, 20 min, 2007),de Guto Parente e Ticiano Monteiro.
"Longa Vida ao Cinema Cearense" (Ficção, 12 min, 2008). Direção de Irmãos Pretti.
"Vista Mar" (Doc, 12 min, 2009). De Pedro Diógenes, Rúbia Mércia, Rodrigo Capistrano, Claugeane Costa, Vitor Furtado e Henrique Leão.

Dia 24/11
"O Regresso de Ulisses" (Vídeo-dança, 20 min, 2008). De Alexandre Veras.
"Vilas Volantes - o verbo contra o vento" (Doc, 52 min, 2005). De Alexandre Veras.


Dia 01/12
"Uma Encruzilhada Aprazível" (Doc, 52 min, 2007). De Ruy Vasconcelos.

Espetáculo
Ensaio Sobre a Cegueira é coreografado. Dia 10, às 19h, na sala de dança.

O coreógrafo Edvan Monteiro apresenta no dia 10 de novembro, às 19h, na sala de dança da Vila das Artes sua pesquisa coreográfica a partir do estudo da obra literária do escritor português José Saramago “Ensaio sobre a cegueira”. O coreógrafo busca penetrar questões sobre a cegueira, o não enxergar. “È como uma cegueira momentânea para as coisas que vemos demais, situações, pessoas, circunstâncias que de fato deixamos de ver para nos sentirmos mais confortáveis ou ver demais também nos torna cegos?” questiona o artista. A coreografia tem direção de Edvan, colaboração e dramaturgia de Ariadne Filipe, Gabriela du Saint e Sheena Santos e cenografia de Márcio Puente. Mais sobre o trabalho pode ser acessado pelo //ciaetradedanca.blogspot.com/ ou através do www.youtube.com/watch?v=XxU5feI5xPc&feature=fvsr. A entrada é franca. Informações pelo 3252-1444.

Cursos Livres
Curso de Direção de Fotografia com Alziro Barbosa


O CANNE - Centro Audiovisual Norte-Nordeste e a Vila das Artes cancelaram o curso de Assistência e Operação de Câmera HD, devido incompatibilidade de agenda entre o professor e o Núcleo de Produção Digital. No lugar do curso será oferecido outro, de Direção de Fotografia com o professor Alziro Barbosa que utilizará uma câmera HD durante as aulas. Os inscritos no curso de Operação e Assistência de Câmera estarão, caso tenham interesse, automaticamente inscritos para o curso de Direção. É necessário apenas entrar em contato com a Vila das Artes pelo telefone 3252-1444 para confirmar. As aulas serão de 6 a 10 de dezembro deste ano, das 18h30 às 22h, e as novas inscrições serão recebidas de 18 de outubro a 17 de novembro de 2010. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes das 9h às 20h. O interessado deve apresentar um comprovante de experiência profissional, currículo e uma foto 3x4, além de preencher a ficha no local.

Lugar de Formação

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.

Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.


Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza-Ceará-Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança (85) 3105.1402 - escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404 - escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410 - npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário