terça-feira, 5 de julho de 2011

Ode ao Libertador



"Ode ao Libertador: Canto de porões e alforrias" é uma peça teatral de Annalies Borges e Marina Brizeno, com músicas de Fernando Rosa e Alan Mendonça, direção musical e arranjos de Simone Sousa e direção teatral de Soares Júnior, que aborda o momento histórico da abolição da escravatura no estado do Ceará, através da figura heróica de Dragão do Mar. A montagem da peça está sendo realizada pelo Coral Todos os Cantos e o Grupo Teatro Vitrine através do Edital de Intercâmbio entre Grupos de Teatro da Secultfor e tem estréia prevista para agosto.
Na apresentação serão apreciadas as músicas que irão compor o espetáculo. Elas partem de uma abordagem histórica, apresentando de forma panorâmica fatos e personagens que foram representativos para que o estado do Ceará fosse pioneiro no processo de abolição dos escravos. Além disso, aborda a forte influência da cultura africana como formadora da base musical de grande parte da nossa cultura popular, através do maracatu, da festa de coroação dos reis de congo, do coco de praia e da religiosidade, bem como, aborda vocábulos que usamos em nosso cotidiano que têm origem na língua africana.
            Além desse apanhado geral da cultura negra, a pesquisa para a elaboração das músicas envolveu a leitura e a releitura de diversos textos da época da abolição, tais como: textos ligados à Sociedade Libertadora Cearense, anúncios de negros fugidos e o poema Navio Negreiro de Castro Alves.

SERVIÇO:
Grupos Teatro Vitrine e Todos os Cantos
Ode ao Libertador: Canto de porões e alforrias
Local: Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar
Dias: 03 e 10 de julho
Hora: 18 horas
Preço: R$ 2,00/ 1,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário