quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Programação de Setembro do Cineclube Unifor


Todas as quintas feiras as 13:30 na sala A da videoteca da Unifor

SESSÃO FALA AÍ, MAJESTADE.
01/09 “O discurso do rei” (The King's Speech, 2010, 118 min), direção Tom Hooper.
Desde os 4 anos, George é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Até encontrar-se com Lionel Logue, um terapeuta de fala de método pouco convencional. Seus exercícios fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David. Vencedor dos Oscars de melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro original de 2011.

Debatedores: Charleston Teixeira Palmeira, fonoaudiólogo e Mestre em Psicologia e Dagmar de Andrade Soares, fonoaudióloga, especialista em Fonoaudiologia Clínica e em Psicopedagogia e Mestre em Saúde Coletiva.

SESSÃO CULTURA OU TORTURA?
08/09 “Flor do deserto” (Desert Flower, 2009, 120 min), direção Sherry Horman.

Waris Dirie nasceu em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessou o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviaram para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Ela passa toda a adolescência sem ser alfabetizada. Quando vê a chance de retornar ao país, Dirie descobre que é ilegal na Somália e não tem mais para onde ir. Baseado em uma estória real.

Debatedora: Ines Detsi, doutora em sociologia.

SESSÃO INSEGURANÇA PÚBLICA
15/09 “Tropa de elite 2” (2010, 116 min), direção José Padilha.

O major Nascimento foi promovido a coronel. Afastado do BOPE por conta de uma operação mal sucedida, ele passa a fazer parte da inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado, onde descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina. Ao mesmo tempo o Rio de Janeiro se vê envolvido com as novas milícias, que substituem os traficantes locais, controlando serviços legais e ilegais dentro das favelas.

Debatedores: Antônio Aginaldo de Oliveira, major da Policia Militar e ex-integrante do Bope e Sandra Helena de Sousa, professora de psicologia.

SESSÃO DIA MUNDIAL SEM CARRO
22/09 “A sociedade do automóvel” (2005, 39 min), direção Branca Nunes e Thiago Benicchio.
São Paulo. 11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia. No lugar da praça, o Shopping Center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas. Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.

Dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro. Como você pretende vir ao Cineclube neste dia?

Debatedora: Janayde Gonçalves, professora do curso de jornalismo e Mestre em Comunicação Social. Parceria com o Lehra: Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais.

SESSÃO QUE MUNDO É ESSE?
29/09 “Trabalho Interno” (Inside job, 2010, 120 min), direção: Charles Ferguson.

Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu e continua a envolver representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico. Vencedor do Oscar de melhor documentário de 2011.

Debatedores: Ricardo Eleutério Rocha, economista e Mestre em Negócios Internacionais e Lauro Chaves Neto, economista e Mestre em Administração.

Personagem do mês: Waris Dirie

Marcio Acselrad
Professor de Teoria da Comunicação, de Estética e de Psicologia Social da Unifor: Universidade de Fortaleza.
Coordenador do Cineclube Unifor, do Cineclube Gazeta e do LABGRAÇA: Laboratório de Estudos do Humor e do Riso.
Telefone: 85 88987970

Nenhum comentário:

Postar um comentário