quinta-feira, 25 de agosto de 2011

OTELO



Espetáculo “OTELO”, do Coletivo Cambada, faz curta temporada de estréia no palco principal do Theatro José de Alencar nos dias 26, 27 e 28 de agosto, sempre às 19h – sessões limitadas 100 espectadores. O espetáculo, com direção de João Andrade Joca, foi contemplado pelo edital de Incentivo as Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Amor, ódio, inveja, ciúme, intriga e racismo são temas que tornam Otelo – O Mouro de Veneza atual. Uma tragédia romântica que tem inspirado artistas em releitura no teatro, na dança e no cinema há mais de 400 anos. Em Otelo, Shakespeare combina a temática universal do ciúme com um enredo que perturba a mente do personagem título.

A manipulação de Iago sobre o acaso é, talvez, o maior triunfo do dramaturgo enquanto peça teatral. O resultado dessa tragédia shakespereana é uma devastadora reação de Otelo contra sua esposa, Desdêmona, acusada injustamente. Shakespeare concretiza em Otelo uma das mais dolorosas tragédias, bem como um aprofundado estudo de tortura.

Em diversas releituras, o ciúme e o racismo são o foco principal dos artistas. Já OTELO, na versão do Coletivo Cambada, expõe as artimanhas de Iago num jogo de ações em que o teatral é explorado por meio da corporeidade e do minimalismo para deflagrar os instintos das personagens. O inatingível Otelo se perde na teia de intrigas e mal entendidos elaborada pelo seu serviçal, Iago. Embora seja um simples alferes, Iago faz do guerreiro Otelo sua presa psicológica, enquanto o general o tortura fisicamente em busca de informações sobre a possível traição de sua esposa.

Após um ano de processo, experimentação de diversos conceitos, concepções, caminhos, inspirações e sensações, o Coletivo Cambada resulta em OTELO, que apresenta-se como uma maturação da integração e o espírito colaborativo do elenco junto ao diretor. A composição do espetáculo é resultado do esforço mental, intelectual, emocional e físico de todos os envolvidos, a fim de apresentar um texto que, embora clássico, comunique-se com o público dos dias.

Serviço:
OTELO
Data: 26 (sexta), 27 (sábado) e 28 (domingo)
Horário: 19 horas
Local: Theatro José de Alencar
Preço: R$ 20 / R$ 10 (na doação de 1kg de alimento não perecível paga o valor da meia entrada)
Informações: (85) 3101.2583

Nenhum comentário:

Postar um comentário