segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conexões Contemporâneas inaugura Escola de Teatro


A Vila das Artes inaugura a Escola Pública de Teatro com o curso Teatro: Conexões Contemporâneas que recebe inscrições a partir do dia 24 de agosto, pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/imparh. A Vila já lançou este mês 8 cursos gratuitos de audiovisual, artes visuais e dança, ofertando assim, um total de 220 vagas.

A Escola de Teatro surge a partir de uma demanda da classe artística e vem cumprir uma política pública de formação pensada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. O curso, elaborado a partir de encontros públicos que discutiram o panorama e os caminhos da formação teatral em Fortaleza, pretende estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior.

O curso, que recebeu a consultoria de André Carreira, diretor de teatro e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina, terá 13 módulos mensais, com 20h cada, durante 10 meses, ministrados por professores de diversos Estados brasileiros e do exterior. 

Ao longo do ano outras ações serão propostas pela Escola de Teatro, somando às atividades já desenvolvidas pela Vila das Artes, através das Escolas Públicas de Audiovisual e Dança e do Núcleo de Produção Digital, que funcionam desde 2006; e o Centro de Artes Visuais, criado pela parceria entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Centro Cultural Banco do Nordeste, que inicia suas atividades a partir dos Cursos de Laboratório de Linguagens Visuais e o Programa de Pesquisa em Artes Visuais que seguem com inscrições abertas até dia 9 de setembro.

Para o curso de teatro será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 20,00 que deverá ser feita, exclusivamente, pela internet no site: www.fortaleza.ce.gov.br/imparh.

Confira os outros cursos (gratuitos) com inscrições abertas na Vila das Artes. Os editais e fichas de inscrição estão disponíveis no www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes

> ARTES VISUAIS >> inscrições até 9 de setembro

Laboratório de Linguagens Visuais >> (30 vagas) para pessoas que pretendem desenvolver e sistematizar seus conhecimentos e experiências nas linguagens artísticas. O programa é composto por 12 cursos livres modulares (20h cada) de caráter teórico-prático que têm por finalidade proporcionar ao participante a compreensão de seu processo criativo e situar criticamente seu trabalho diante do circuito de arte contemporânea.

Pesquisa em Artes Visuais >> (12 vagas ) tem por objetivo atender artistas e interessados em desenvolver projetos de crítica e curadoria que buscam aprofundar suas investigações. Serão selecionados 12 projetos de pesquisa, sendo 8 pesquisas de linguagem e  4 pesquisas de crítica ou curadoria.

Assistente de Figurino e Metodologia de Camarim >> (25 vagas) inscrições até 2 de setembro.

O curso apresentará metodologias eficientes em todas as etapas do processo de assistência de figurino e metodologia de camarim.

Cinefotografia Digital >> (15 vagas)inscrições até 9 de setembro
O curso abordará as novas tendências, equipamentos e técnicas de produção de vídeo profissional utilizando câmeras fotográficas digitais para captação de imagens em movimento. Operação da câmera7D, montagem, manutenção e principais recursos.

Edição em Vídeo >> (14 vagas) inscrições até 2 de setembro
Curso básico que abordará noções de edição não-linear e as principais ferramentas de edição presentes no programa Final Cut.

Pontos de Corte >> (44 vagas) inscrições até 6 de setembro.
Curso com 208h/a, para pessoas interessadas em se tornar agentes culturais e exibidores independentes.

DANÇA >> inscrições até 6 de setembro
Formação Básica em Dança>> (60 vagas) Destinado para crianças e jovens de 8 a 12 anos de idade. O programa terá 6 anos de duração e oferecerá as bases para a formação de jovens artistas da dança. 60% das vagas são destinadas para crianças e jovens matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário