segunda-feira, 12 de março de 2012

Espetaculo “Depois do filme” com Aderbal Freire Filho

Aderbal Freire Filho apresenta monólogo Depois do Filme

Depois de mais de dez anos sem se apresentar para o público cearense como ator, o diretor de teatro Aderbal Freire Filho, volta aos palcos com o monólogo “Depois do Filme”, no qual apresenta uma série de personagens entrelaçados numa grande colcha de retalhos, que fala de encontros e desencontros do passado, desde a infância até a mocidade. “Como quase abandonei o ofício de ator e tenho passado a vida inteira ensaiando do ‘lado de fora’, vendo atrizes e atores se divertirem, decidi me vingar fazendo logo o papel de muitos”, afirma o diretor.

A peça será apresentada nessa sexta-feira (16) e sábado (17), a partir das 20 horas, integrando a programação de inauguração do Centro Cultural do Parlamento Cearense. A entrada é gratuita e o convite pode ser retirado no Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), na Assembleia Legislativa, no Teatro José de Alencar, no Centro Cultural Dragão do Mar, e no Teatro do SESC.

O espetáculo “Depois do filme”

Construído a partir do filme “Juventude” (2008, direção: Domingos de Oliveira) em que Aderbal atuou com os atores Paulo José e Domingos de Oliveira, a peça “Depois do filme” fala sobre a finitude do tempo. Na produção, Aderbal Freire-filho atua, dirige e assina o texto. A história gira em torno de Ulisses, vivido pelo próprio Aderbal no longa Juventude. Com o fim do filme, o personagem precisa se confrontar novamente com a vida real e entra num processo de decadência, cada vez mais obcecado pela falsa juventude, com a cabeça cheia de sonhos e um corpo que não acompanha as vontades. Tenta conquistar novas amigas e andar pelos lugares da sua juventude, como o cine Vitória, no Centro, por exemplo, onde deseja entrar na tela, como se fosse Burt Lancaster, sendo impedido por um guarda municipal. O longa é, na verdade, uma lembrança que ele, Ulisses, confunde com outra realidade, como num jogo de espelhos onde os planos real e fictício se interconectam.

Serviço:
Espetaculo “Depois do filme”
Dias: 16 e 17 de março, às 20 horas
Local: Centro Cultural do Parlamento Cearense
Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres – Fortaleza-CE

Um comentário:

  1. olá menina,
    "sápassado"(sábado passado) - como dizemos aqui nas minas gerais, fui ao teatro assistir uma peça de eurípdes - Hécuba. e la conheci, pela primeira vez, esse dramaturgo - acho q posso nomeá-lo assim, Aderbal Freire Filho. E comovida com suas palavras, sua eloquencia, seu jeito natural de falar com o corpo, me adiantei ate ele impelida pelo desejo de tomar um pouco mais daquele ar de sabedoria. E, agora, compreendo, que a grandeza daquele homem refletia-se na sua profunda simplicidade, e na delicadeza com que ele me ouvia e retrucava. sem dúvida, uma homem de especial valor e fortalecido pelo calor q a vida lhe trás. vida longa a ele. a vcs ai de fortaleza, desejo-lhes uma ótima noite em sua companhia.abçsa Adriana - BH/Mg.

    ResponderExcluir