quinta-feira, 30 de junho de 2011

Comédias: Riso em Cena

CCBNB realiza Especial "Comédias: Riso em Cena", reunindo 21 apresentações de 8 espetáculos em julho

Uma programação teatral divertida no mês de julho. É o Especial "Comédias: Riso em Cena", que o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (CCBNB-Fortaleza) realiza de 1º (amanhã, sexta-feira) a 29 de julho, com 21 apresentações de oito espetáculos locais e regionais.

Participam do Especial os seguintes grupos e espetáculos: "Loucuras de Amor", com a Cia. Cearense de Molecagem (Fortaleza); "As Malditas", com a Cia. Paraibana de Comédia (Campina Grande/PB); "Papoula", com a Cia. Artes Cínicas de Teatro (Tauá/CE); "Conversa de Lavadeiras", teatro de rua com a Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza); "As Bondosas", com a Cia. de Teatro Lua (Fortaleza); "E pensar que tudo isso é oco", com a Cia. do Oco (Fortaleza); "Charivari", teatro de rua com o Grupo Ninho de Teatro (Cariri-CE); e "Para não falar de teatro", com o grupo CRISE (Fortaleza).

PROGRAMAÇÃO

Loucuras de Amor
Cia Cearense de Molecagem (Fortaleza/CE)
Dia 01, Sex, às 15h e 18h30, CCBNB-Fortaleza, e
Dia 02, Sab, 19h, Cuca Che Guevara
O território inseguro, denso e impreciso dos apaixonados. A complicada engenharia da atração. As fidelidades e infidelidades, encontros e desencontros. A cômica sinfonia dos relacionamentos, sempre ao ritmo do inesperado, ou do próprio bater do coração. Homens e mulheres ansiosos por encontrar a outra metade da laranja, o sapato do seu pé, a alma gêmea... Nem que para isso tenham que fazer uma Loucura de Amor. Classificação Indicativa: 12 anos. 60 min. 

As Bondosas
Cia de Teatro Lua (Fortaleza/CE)
Dia 02/07, Sab, às 12h, 15h30 e 18h30, no CCBNB-Fortaleza
Astúcia, Angústia e Prudência são três carpideiras (mulheres que acompanham funerais, pranteando os mortos) que estão saturadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias. Classificação Indicativa: 14 anos. 70min. 

As Malditas
Cia. Paraibana de Comédia (Campina Grande/PB)
Dias 05, ter e 06, qua, às 15h e 18h30, no CCBNB-Fortaleza
"As Malditas" é uma comédia baseada na relação de duas irmãs: Margarida e Rosa, a primeira uma semi-analfabeta, viúva, pobre e fanática por religião. A segunda, uma professora universitária, aposentada, rica e paralítica. O diálogo começa com trivialidades entre as personagens, onde o público segue rindo até o enredo tornar-se mais denso, com cada personagem esmiuçando seus dramas e expectativas frustradas na vida. Classificação indicativa: 12 anos. 60 min. 

Papoula
Cia. Artes Cínicas de Teatro (Tauá/CE)
Dias 07, qui e 08, sex, às 15h e 18h30, no CCBNB-Fortaleza
Uma novela mexicana no teatro. Uma comédia com pitadas de melodrama: a mocinha que é pobre sofre muito, mas depois triunfa; o galã viril; a empregada bisbilhoteira e a vilã que faz de tudo para aumentar sua riqueza. No espetáculo, todos os ingredientes imagináveis de uma novela mexicana com um trato de cearensidade. Classificação Indicativa: 12 anos. Duração: 50min 

Conversa de Lavadeiras
Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE)
Dias 08, Sex, Praça José de Alencar, às 17h; e 15, Sex, Praça do BNB, às 17h
O espetáculo de rua trata da cobiça e apropriação do alheio, nossa mazela maior da atualidade. Do público ao privado, estamos mergulhando no vício de se dar bem a qualquer custo. Até por ganhos realmente banais chegamos a cometer as mais torpes vilezas. Classificação Indicativa: Livre. 50min. 

E Pensar Que Tudo Isso É Oco
Cia do Oco (Fortaleza/CE)
Dia 22, sex, às 19h, no Teatro Dorian Sampaio, em Maracanaú-CE
Miguel Travoso, um sujeito entediado da vida, obcecado pela idéia do suicídio, recebe inesperadamente em seu apartamento a visita de Roberta Simpson, uma vendedora de planos funerários, que fará de tudo para empurrar-lhe um pacote promocional que inclui, entre outras regalias, uma viagem a Nova Iorque para uma confraternização no escritório matriz da companhia no World Trade Center, em 11 de Setembro de 2001, proposta esta que poderá mudar a vida dele...ou... a morte! Classificação indicativa: 12 anos. 60 min. 

Charivari
Grupo Ninho de Teatro (Cariri/CE)
Dias 22, sex, Praça José de Alencar, às 17h; e 23, sáb, Praça do BNB, às 17h
Utilizando uma arena em plena praça pública para o desfile de personagens de cunho farsesco, o espetáculo Charivari se propõe a rememorar as tradições carnavalescas medievais em diálogo com elementos do teatro contemporâneo e da cultura popular para fazer rir e, ao mesmo tempo, constituir um charivari dos nossos tempos em que o riso zombeteiro é a arma para a correção dos males praticados. Classificação Indicativa: Livre. 50min. 

Para Não Falar de Teatro
Grupo CRISE (Fortaleza/CE)
Dia 29, sex, às 15h e 18h30, no CCBNB-Fortaleza
O espetáculo é composto por esquetes de autoria de Fernando Lira escritos em metateatro, cujas estórias estão ligadas pelo mesmo pretexto, que é falar direta ou indiretamente de teatro e dos variados elementos de sua linguagem de forma cômica. Compõem "Para Não Falar de Teatro": "O Palco", que trata da relação do público com o espetáculo teatral; "Os Impostores", que através de uma trama policial relata as "máscaras do ator"; "A Rubrica", num clima melodramático, fala da dependência do ator em relação ao texto dramático; e "O Homem, Uma Mulher, Pra Não Falar do Garçom", que por meio do tema da traição conjugal, descortina os bastidores do ensaio teatral. O público, duas sofisticadas mulheres vão auma peça alternativa cujos atores são o público. E, finalmente "Ouvindo risos", para tratar da claque, recurso de risadas programadas em humorísticos, apresentamos um sujeito que tem uma doença que lhe faz ouvir risos. Classificação indicativa: 12 anos. 60 min. 

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
* Loucuras de Amor (Carri Costa - 85 8711 1010)
* As Bondosas (Ueliton Rocon - 85 9627 8229)
* As Malditas (Edilson - 83 9981 6520)
* Papoula (Gilmar - 88 9915 8406)
* Para Não Falar de Teatro (Fernando Lira - 85 3251 1717)
* Conversas de Lavadeiras (Ana Marlene - 85 8801 9294)
* Charivari (Rita Cidade - 88 8825 9719)
* Rildete Ribeiro (coord. de Artes Cênicas do CCBNB) - 3464.3178- rildetegr@bnb.gov.br
* Luciano Sá (assessor de imprensa CCBNB) - (85) 3464.3196 - lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário