terça-feira, 20 de julho de 2010

VI Festival de Teatro de Fortaleza

Comissão seleciona 12 espetáculos e três repertórios

O alto nível dos espetáculos que se inscreveram no VI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) e a oportunidade de contemplar um maior número de trabalhos levaram a Comissão de Seleção a ampliar o número de classificados e a programação. De 6 a 14 de agosto, haverá a apresentação de três grupos na categoria Mostra de Repertório e 12 montagens na Mostra de Espetáculos. O Festival, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acontecerá em várias casas de espetáculo e praças da cidade.

A seleção foi feita nos dias 12 e 13 deste mês, por uma comissão composta por três profissionais experientes e reconhecidos na área teatral, sendo dois indicados pelo Fórum Cearense de Teatro (Thiago Arrais e Herê Aquino) e um pela Secultfor (Walden Luiz). Após análise dos 76 trabalhos inscritos, a comissão decidiu ampliar o número de classificados, previsto no artigo 6° do edital de seleção, passando de dois para três o número de repertórios e de nove para 12 o total de espetáculos. Os critérios adotados para classificação foram a excelência artística dos trabalhos, a qualificação dos artistas envolvidos e a diversidade das propostas – o que contribui para um mapeamento da cena de Fortaleza, suas múltiplas tendências e facetas.

Após a avaliação dos trabalhos, alguns grupos originalmente inscritos em “Mostra de Repertório”, por terem apenas um espetáculo selecionado, migraram para “Mostra de Espetáculos”. Em duas situações específicas, as peças não puderam ser avaliadas por não estarem de acordo com as regras do edital: grupos proponentes que não têm sede no município de Fortaleza (artigo 3°, parágrafo 7 do edital) e aqueles que não enviaram vídeo do espetáculo (artigo 4°, item 7 do edital). “O VI FTF confirma a qualidade do teatro em Fortaleza, não só pelo número de inscrições, mas principalmente pela qualidade dos grupos e trabalhos. Infelizmente alguns espetáculos de boa qualidade foram desclassificados porque os grupos não são de Fortaleza. De comum acordo, a comissão e nós, da coordenação do FTF, sugerimos que, na próxima edição, o Festival possa incluir trabalhos de toda a região metropolitana”, disse Fernando Piancó, coordenador do VI FTF.

Herê Aquino diz que um dos diferenciais do VI FTF foi o de ter sido pensado conjuntamente – governo municipal e Fórum de Teatro. “Houve também um aumento significativo da participação dos grupos, o que demonstra que a categoria realmente encampou a mostra. Foi difícil escolher só 12 trabalhos, mas levamos em conta a ideia de fazer um panorama da cena fortalezense. Por isso, incluímos todas as modalidades: teatro infantil, de rua, de bonecos e de palco, como forma de abarcar a grande diversidade de artistas que atuam em Fortaleza”, explicou a atriz, que representa o Fórum de Teatro na comissão de seleção.

Confira os grupos e espetáculos selecionados para o VI Festival de Teatro de Fortaleza:

Mostra Repertório:
- Grupo Bagaceira de Teatro (“Incerto” e “Tá Namorando!”)
- Teatro Máquina (“Répéter” e “O Cantil”)
- Teatro Mimo (“Mulieres” e “As Lavadeiras”).

Mostra de Espetáculos:
- O Abajur Lilás (Grupo Imagens de Teatro)
- Intrépido Anâmiri (Cia. Bricoleiros)
- Conversa de Lavadeiras (Trupe Caba de Chegar)
- As Vizinhas (Cia. Cearense de Molecagem)
- En Passant (Cia. Vão de Teatro)
- Os Bufões (Grupo Dona Zefinha)
- Anônimos (Teatro Novo)
- A Menina dos Brincos de Ouro (Paula Yemanjá e Edivaldo Batista)
- Cabaré da Dama (Silvero Pereira)
- Canção para Eulália (Comédia Cearense)
- Magno Pirol (Cia, Argumento)
- As Três Irmãs (GETS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário