terça-feira, 20 de julho de 2010

O Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece

Fortaleza vê entrar em cena, de 21 a 31 de julho, o VII FECTA - Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece. Este ano, o FECTA apresenta 52 esquetes com mais de 40 grupos de teatro, mais uma extensa programação para o público. O tema do regionalismo ganha espaço no evento, com a homenagem ao Grupo de Teatro Experimental de Cultura.

Pela primeira vez, o Festival toma dimensão nacional, após seis anos de realização local com as melhores companhias teatrais cearenses. Além de ter sido laureado com um recurso federal de incentivo a eventos culturais - com o Prêmio Areté, da Secretaria da Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura (Minc) -, em 2010, companhias de teatro também de fora do Estado encenam seus espetáculos.

Na mostra competitiva, o Grupo Consuarte, do Cabo de Santo Agostinho (PE), traz o esquete “Os Seminaristas”; e na mostra paralela, com o esquete “Lição de Segurança”. O Grupo Labirinto, de São Paulo (SP), apresenta o esquete “Strangenos”, na mostra competitiva. Para compor o júri das mostras e ministrar a oficina de dramaturgia, o FECTA 2010 recebe também a dramaturga Jhaíra, que coordena o projeto de promoção da língua portuguesa "Com a palavra", com o apoio das universidades inglesas King´s College e Regent´s College.

O Festival de Esquetes surgiu em 2004, como resposta a uma demanda local de artistas e de público. O objetivo é fomentar a produção teatral cearense. No decorrer de suas edições, foi conquistando o público cearense e expressividade no cenário artístico local.

Este ano, serão onze dias de programação, envolvendo um grande cortejo de abertura pelas ruas do Centro da Capital; encontro entre realizadores de festivais de esquetes e grupos de teatro, mostras competitiva e paralela, oficinas, além da tradicional festa de encerramento “Infectando”, que acontece no anexo do Theatro José de Alencar (TJA).

A mostra competitiva do FECTA vai acontecer no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30, das 18 horas às 22 horas; no palco sob a passarela do Dragão do Mar, no dia 28, também das 18 horas às 22 horas. O Auditório do Dragão do Mar vai receber a Mostra Paralela do festival nos dias 26, 27, 28, 29 e 30, das 15 horas às 17h30min.

O FECTA conta o patrocínio também da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do Fundo Estadual da Cultura (Fec); do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Fortes Informática.

SERVIÇO
VII FECTA – Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece
De 21 a 31 de julho de 2010
Ingresso Mostras Competitivas
R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia)
Apenas na bilheteria do Dragão do Mar
Todo o restante da programação tem entrada gratuita. 
Blog: ttp://fectacta.blogspot.com/
Email: cacacta@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário