segunda-feira, 16 de maio de 2011

Informativo Vila das Artes

Imagem e Espaço

Alunos do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes expõem, a partir desta terça-feira (17), trabalhos de instalação audiovisual produzidos durante o ateliê Imagem e Espaço. A abertura será às 18h no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro) e terá intervenções e performances audiovisuais. As criações refletem sobre as transformações sociais no espaço público e na natureza a partir da aceleração tecnológica e dos fluxos de informação e produção audiovisual. O ateliê, aula prática da disciplina do curso, focou sobre essas transformações e as dimensões simbólicas da relação imagem e espaço, com ênfase na representação sobre a cidade e seus múltiplos espaços sociais. As instalações estarão expostas para visitação no espaço cultural do BNB até o dia 17 de junho. A entrada é gratuita. Mais informações pelo 3252-1444 ou viladasartesfortaleza.blogspot.com.
As instalações:
Machinenbad, de Leonardo Ferreira;
O que me Olha quando me Vejo, de Ticiana Lima;
Entre quem me merece e quem me faz feliz, de Annádia Leite;
InTerVir, de Tiago Pedro. 

Ouvintes

A Vila das Artes recebe inscrições para alunos ouvintes na disciplina Vídeo no Brasil, do curso de Realização em Audiovisual. Ministrada pelo professor e videodesigner Dellani Lima, a disciplina apresenta a história e a linguagem do vídeo no Brasil a partir dos seguintes pontos: mapeamento do surgimento da televisão e do vídeo no Brasil, apresentação das primeiras produções autorais, discussão da relação do vídeo com a TV a partir da produção independente e de programas seminais da televisão, apresentação de experiências diversas de uso do vídeo nos anos 80 e 90, discussão e apresentação do panorama atual. São disponibilizadas 5 vagas e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (20) na Secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221), das 8 às 21h.  É necessário o preenchimento de uma ficha. Caso o número de procura seja maior que o de vagas, haverá seleção. O curso é gratuito e acontece das 8 às 12h, de segunda a sexta. Mais informações pelo 3105-1404. 

Debate

Para comemorar a 9ª Semana Nacional de Museus do Ministério da Cultura, o Centro Cultural do Transporte apresenta o curta-metragem de animação Bailarino e o Bonde, de Rogério Nunes. O filme conta a história de um motorneiro e suas relações com os passageiros de bonde, principalmente em tempos de carnaval, quando o bonde seguia cheio de foliões e marchinhas. Após a exibição, haverá debate sobre o audiovisual, com o coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Lenildo Gomes, e sobre a história do transporte em Fortaleza, com a participação do pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez. O encontro é aberto ao público e acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 14h, no auditório do Sest Senat Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1.050, Centro).

Encontro das Artes 

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, a Vila das Artes é espaço voltado para a formação em artes, incentivo a pesquisa, apoio a produção e difusão cultural. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Quanta e Prodança e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444
comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com.
Siga no twitter.com/viladasartes.
Escola Pública de Dança - 3105-1402 | escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - 3105-1404 | escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital - 3105-1410 |npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário