terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Especial para a Dança na Vila das Artes

Programação oferece aulas abertas e debate sobrepolítica de formação em dança

A Viladas Artes programou diversas atividades gratuitas para o mês de abril quecomemora, no dia 29, o Dia Internacional da Dança. Foram duas atividadesformativas para profissionais da dança e na próxima sexta oferece diversasatividades com aulas abertas e um encontro que vai debater Políticas Públicaspara a Formação em Dança.

Apolítica de formação em artes da Prefeitura de Fortaleza passa pela Vila das Artes. Um espaço voltado para aformação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Adança é uma das linguagens atendidas e através de sua Escola Pública de Dança promovereflexões, encontros e atividades formativas que estimulam a construção de umpensamento crítico em torno da linguagem cênica. Essas ações de formação têmfavorecido o desenvolvimento do conhecimento e da criação artística no campo dadança cênica em Fortaleza.

A programação na sexta-feira começa a partir das 14hcom aulas abertas e aulas públicas de dança. Qualquer pessoa, a partir de 14anos de idade, poderá participar das aulas abertas. Basta fazer uma inscriçãoantes da oficina na secretaria da Vila das Artes. No final da tarde um Debatesobre Política de Formação em Dança com representantes das Secretarias deCultura do Município e Estado, além de outras instituições, vai refletir sobreas ações públicas de formação em dança no Ceará. 

O dia 29
Celebradotodo dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança lança luz a diversasquestões que envolvem a dança. Entre os objetivos, voltar o olhar das pessoaspara a relevância desta arte e também dos governantes para a inclusão da dançano sistema de educação. O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacionalda Dança da UNESCO e é promovido anualmente pelo Conselho Internacional deDança (CID). A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francêsJean-Georges Noverre (1727 - 1810), responsável pela introdução de novosparadigmas de criação coreográfica.

Programação Dia Internacional da Dança
Dia 29 de abril de 2011.

Inscriçõespara aulas abertas a partir das 12h.
14h –aula aberta de sapateado, destinada ao público em geral.
14h –aula aberta de dança de rua, destinada ao público em geral.
15h15 –aula aberta de dança de salão, aberta ao público em geral.
15h –aula pública de balé clássico com bailarinos convidados;
16h30 –aula pública de dança contemporânea (encerramento do curso de dançacontemporânea);
18h30 –Debate sobre Políticas Públicas para a Formação em Dança
A Viladas Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone3252-1444 | 3105-1402. Grátis. Mais viladasartesfortaleza.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário