terça-feira, 26 de abril de 2011

Aula Espetáculo com Ariano Suassuna

Ariano Suassuna, atualmente com 83 anos, vem a São Paulo neste sábado, dia 30 de abril, para uma aula espetáculo com transmissão AO VIVO pelo Portal SESCSP, a partir das 17h direto do SESC Vila Mariana. O conteúdo a ser abordado trata das manifestações culturais que têm contribuído para a formação da identidade brasileira. Pelo Twitter, o público pode participar com seus comentários sobre a aula, utilizando a hashtag #ArianoSuassuna.

Sobre Ariano Suassuna
Ariano Suassuna é um dos grandes nomes do teatro brasileiro, assim como um dos maiores defensores da arte de sua região, o nordeste. Nasceu em 1927, em Nossa Senhora das Neves - cidade posteriormente rebatizada como João Pessoa - na Paraíba.

Ainda novo, teve contato com espetáculos típicos da cultura nordestina, como peças de mamulengos e desafios de viola, que influenciariam sua produção e sua vida.

Escreveu peças como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", além de romances como "Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta" - recentemente adaptado para a televisão com o nome "A Pedra do Reino".

Envolveu-se na criação de grupos teatrais e também no ensino e políticas culturais. É membro da Academia Brasileiras de Letras, Academia Paraibana de Letras e Academia Pernambucana de Letras. Em 1970, lançou o "Movimento Armorial", uma iniciativa que busca o encontro de uma estética artística erudita a partir de elementos da cultura popular de sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário