quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lia Rodrigues Companhia de Dança



Comemorando duas décadas de sua Lia Rodrigues Companhia de Dança, a coreógrafa paulista volta à Fortaleza e apresenta, de amanhã a domingo, quatro trabalhos de seu premiado repertório


Figura expoente da dança contemporânea brasileira dentro e fora do País, ela agora celebra duas décadas de fundação da Lia Rodrigues Companhia de Danças. A capital cearense participa da comemoração e assiste, de amanhã (28) a domingo (31), quatro dos principais espetáculos do repertório do grupo. São eles Aquilo de que somos feitos (2000), Formas Breves (2002), Encarnado (2005) e Pororoca (2009).


Dona de um pensamento inquieto, Lia Rodrigues imprime nas criações muito de seu engajamento político. Em 2007, quando deslocou a sede do grupo para a comunidade Nova Holanda, no complexo da Maré, favela carioca, Lia passou também a se dedicar a projetos sociais que interferissem na realidade local.


PROGRAMAÇÃO


Encarnado (2005) A premiada obra foi inspirada no livro Diante da dor dos outros, da escritora norte-americana Susan Sontag. Aqui, Lia construiu um trabalho que transita entre a beleza e a violência revelando como somos afetados pelo sentimento de dor nos outros. Amanhã, 28, às 18 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.


Aquilo de que somos feitos (2000) Completando 10 anos de sua criação, a coreografia é uma das mais emblemáticas do repertório do grupo. Sem separação entre palco e plateia, a obra, que aborda militância política, juventude e vontade de transformação, convida o público a participar da cena. Sexta (29), às 18 horas, no Centro de Referência do Professor.


Formas Breves (2002) Valendo-se do pensamento do alemão Oskar Schlemmer e do escritor italiano Ítalo Calvino, Lia Rodrigues se baseia na obra Seis propostas para o Próximo Milênio, propondo uma rede de múltiplos discursos e conclusões ramificadas. Sábado (30), às 18 horas, no Sesc Senac Iracema.


Pororoca (2009) O fenômeno natural que caracteriza o encontro das águas do rio com o mar, nomeia este trabalho. A união de bailarinos de diferentes origens foi tecendo a obra que surgiu de processos de improvisação. Domingo, (31), às 19 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.


Dança em Palavras Piquenique com Lia Rodrigues. Domingo, (31), às 10 horas, no Passeio Público.


Carta branca Exibição do filme comemorativo dos 20 anos da Lia Rodrigues Cia. de Danças. Domingo (31), às 18h30, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário