terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais um equipamento cultural no Benfica




Nesta terça (24) a partir das 19h a Pã estará inaugurando sua sede no Benfica. Venha celebrar conosco essa conquista do coletivo teatral de Fortaleza.

Conheça um pouco mais a história da Companhia Pã:

A Companhia Pã de Teatro Pesquisa Produção Artística e Cultural, fundada em 15 de Abril de 1996 pelo Diretor, Ator, Iluminador e Dramaturgo Karlo Kardozo, com o objetivo de desenvolver técnicas de pesquisa e produção cênica de contação de história, visando o desenvolvimento de uma poética pluricultural, centrada na performance do ator.

De 1997 a 2000, integrou-se a Associação de Teatro Radicais Livres, fusão de três grupos, a Companhia Pã, o Grupo de Pesquisa de Ricardo Guilherme e a Companhia Pessoa de Teatro de Ghil Brandão. Funda junto a Associação o Teatro Radical (Praia de Iracema - Fortaleza - CE) onde desenvolve diversos projetos (oficinas, palestras, exposições, seminários, debates), mantém o Centro de Pesquisa em Teatro (biblioteca, núcleo de referência midiática e banco de textos dramatúrgicos) e um Núcleo de Contação de História.

De 2001 a 2006 o Teatro Radical cerra suas portas, mas a Associação continua seus trabalhos participando do Festival Nordestino de Teatro (Guaramiranga), Festival Internacional de São Jose do Rio Preto (SP), Mostra Cariri, Projeto Palco Giratório – SESC, Ato Compacto – BNB, Mostra Radical, entre outros.

A partir de 2007, dissolvida a Associação, a Companhia inicia uma nova fase conduzindo as experimentações estéticas e incursões investigativas pelo campo da antropologia, da filosofia e da política, com a qual a Pã vem consolidando uma poética transdisciplinar conectada com termos e códigos propostos pela contemporaneidade. 

2007/2008 inicia o projeto Fragmentos do Corpo, uma reflexão sobre o erotismo e suas múltiplas faces. Fragmentos é uma experimentação cênica e dramatúrgica sobre caldeamento das paixões humanas, transcriadas pela fragmentação e sobreposição de linguagens e meios.

2009 inicia o projeto Cidade Noiada, uma investigação estética, ética e política acerca do fenômeno espacial urbano, concreto e virtual, que se propõe a contribuir para a reflexão sobre o lugar do teatro na contemporaneidade. Para tanto, busca-se construir uma dramaturgia cênica e escrita de modo hipertextual que sirva de interface para o diálogo com os meios interativos, compreendendo a cidade em sua estrutura de asfalto e cimento como um ambiente hipertextual e socialmente indissociável de sua existência virtual e on-line. 

Hoje a Companhia Pã, sediada no Benfica / Fortaleza-CE, desenvolve os seguintes projetos: 
  • Pã Revista de Arte e Cultura – revista eletrônica colaborativa de cultura livre. refletindo, divulgando, debatendo, conectando, tecendo a rede do fazer artístico e cultural da cidade, linkado sempre com o universal.
  • TV Pã – TV online para debates sobre as ações do Projeto Cidade Noiada, entrevistas sobre teatro, intervenções urbana, etc.
  • Biblioteca Pã – com ênfase em arte, cultura, política, filosofia, antropologia e história. Aberta a consulta pública.
  • Projeto Cidade Noiada – atualmente desenvolvendo as ações “Janelas na Cidade” e “Territórios Errantes” uma investigação estética, ética e política acerca do fenômeno espacial urbano, que busca construir uma interface para o diálogo com a cidade em sua estrutura de asfalto e cimento como um ambiente hipertextual e socialmente indissociável de sua existência virtual e on-line.
  • Projeto Farol da Memória - um projeto de construção coletiva da memória do bairro Serviluz – Fortaleza-CE, através do teatro, literatura, artes visuais e mídias eletrônicas, Desenvolvendo um coletivo inter-geracional protagonizado por jovens e idosos os quais atuarão como “Agentes da Memória”, entrelaçando o tempo e as diversas experiências individuais e coletivas. 

Por Karlo Kardozo
Seg, 23 de Agosto de 2010 18:18
Revista de Arte e Cultura
Fonte: http://parevista.org/revista/index.php/component/content/article/31-colaboradores/124-karlo-kardozo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário