sábado, 21 de janeiro de 2012

CONFERÊNCIA-ESPETÁCULO: "A PALAVRA DE ATOR", COM MAURICE DUROZIER, DO THÉÂTRE DU SOLEIL


O Théâtre du Soleil, grupo teatral francês fundado em 1964, será tema de uma série de atividades promovidas durante a próxima semana pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Vila das Artes, em parceria com o Theatro José de Alencar e o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. 

O evento receberá o ator francês Maurice Durozier, integrante do Théâtre Du Soleil desde 1980. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Os interessados em receber certificado pela participação devemse inscrever até o dia 24 de janeiro, noSITE DA VILA DAS ARTES.

De 25 a 27 de janeiro, serão exibidos filmes na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica) sobre espetáculos do Théâtre du Soleil (“Le Dernier Caravansérail”; “Espetáculo Les Éphémères”), sempre a partir das 14h. Cada filme será precedido de uma apresentação e, em seguida, de uma fala com o público.

No dia 28, Maurice Durozier apresentará a conferência-espetáculo “Palavra de Ator” no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro), a partir das 10h. O ator falará sobre o que lhe foi transmitido nas relações que fez durante sua carreira com atores, encenadores e artistas. A primeira parte é composta pelos capítulos “A ilusão e a verdade; “O nascimento do ator”; “O sagrado”; “O teatro de Novayorkino” e o “O teatro e a vida”. A segunda é concentrada em temas como o teatro indiano, o narcisismo, o cansaço e as emoções. A terceira versará sobre momentos de revelação e o impacto da vida sobre a arte. O acesso à conferência-espetáculo será prioritário para quem tiver realizado inscrição na atividade.

O Théâtre du Soleil foi fundado em 1964 por Ariane Mnouchkine, junto com alguns colegas da Universidade de Sorbonne, como uma Sociedade Cooperativa Operária de Produção. Em 1970, a trupe se instala no Bosque de Vincennes, na Cartoucherie - antiga fábrica de munição do exército francês, nos arredores de Paris. Desde então, o Théâtre du Soleil se transformou em uma das maiores companhias da França e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário