Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar
Depois de recordar as lutas de Maio de 1968 e rememorar a poesia de Patativa do Assaré, o Festival UFC de Cultura chega a 3ª edição homenageando a África e os países que falam a língua portuguesa. CONCHA ACÚSTICA
Durante cinco dias, de 18 a 22 de outubro, a Universidade Federal do Ceará vai refletir sobre as influências e os diálogos possíveis entre aquele continente e o nosso estado, além de aprofundar as relações entre as identidades cearense e africana, a partir do tema “Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar”.
Se em 1884 o Ceará ganhou destaque nacional ao se tornar a primeira província do País a abolir a escravidão, hoje os africanos são presença maciça na Terra da Luz através, principalmente, do intercâmbio acadêmico.
Para se ter ideia, mais de 130 estudantes africanos estão matriculados na UFC, oriundos de países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Outro forte elo já nos une à África e aos países lusófonos. Sancionada em agosto pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciará suas atividades em março de 2011 no município de Redenção (CE).
Quando estiver em pleno funcionamento, ela abrigará cerca de 3.500 estudantes de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No III Festival UFC de Cultura, toda a comunidade universitária e o público em geral terão acesso a uma extensa programação, composta por mesas-redondas e conferências; oficinas e minicursos; exposições no Museu de Arte da UFC; shows de artistas locais, nacionais e estrangeiros; apresentações de grupos de cultura popular e bandas universitárias nos campi do Benfica e Pici; mostras de cinema, dentre outras atrações. E, como sempre, tudo grátis.
Este ano, o evento acontece simultaneamente aos Encontros Universitários 2010. A entrada para as apresentações do Festival será gratuita, mas é possível que haja distribuição de ingressos necessários ao acesso – o que só será definido, e devidamente divulgado, nas próximas semanas.
O III Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Coelce, Cetrede, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Associação dos Docentes da UFC e patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.
REITORIA (CAMPUS DO BENFICA)
Segunda-feira (18/10)
9h - Guerreiros Alagoanos – CH2
16 - Tambor das Marias – CH2
19h – Coral da UFC – CONCHA ACÚSTICA
19h30m – Desfile Curso Estilismo e Moda – CONCHA ACÚSTICA
20h – Syntagma (CE) – CONCHA ACÚSTICA
21h – Teresa Salgueiro (Portugal) – CONCHA ACÚSTICA
Terça-feira (19/10)
9h - Reisado São Miguel – CH2
16 - Congo de Milagres – CH2
19h – Breculê (CE) – CONCHA ACÚSTICA
19h30m – Desfile Curso Estilismo e Moda – CONCHA ACÚSTICA
20h – Pantico Rocha (CE) – CONCHA ACÚSTICA
21h – Mayra Andrade (Cabo Verde) – CONCHA ACÚSTICA
CAMPUS DO PICI
Quarta-feira (20/10)
9h - Capoeira Água de Beber
16h - Afoxé Oxum Odolá
19h – Manassés, com participação de Marcos Lessa (CE)
20h – Chico César (PB)
21h30m – Os Malditos Rock Band (CE)
Quinta-feira (21/10)
9h - Ibadã Brasil
16h - Afoxé Acabaca
19h – Unidos da Cachorra (CE)
20h – Groovytown (CE)
21h30m – Mart’nália (RJ)
Sexta-feira (22/10)
9h - Grupo Uirapuru
16h - Coco do Iguape
19h – Marajazz (CE)
20h – Céu (SP)
21h30m – Otto (PE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário