segunda-feira, 18 de outubro de 2010

III Festival UFC de Cultura - O evento inicia, hoje, e traz mostras de cinema, bandas universitárias, exposições, feira de livros, teatro, entre outras atrações. À noite, a cantora portuguesa Teresa Salgueiro ex-vocalista do grupo Madredeus se apresenta na Concha Acústica, às 19h. Gratuito.

PROGRAMAÇÃO - 18/10


SHOWS - A partir das 19h
Coral da UFC
Syntagma (CE)
Teresa Salgueiro (Portugal)


Seminário


Auditório da Reitoria – 9h30min
Mesa-redonda: “História e saberes no panorama das culturas africanas”, com Filipe Zau (Angola) e Jacques Depelchin (Congo). Coordenação: Franck Ribard (UFC)

Auditório da Reitoria – 14h
Mesa-redonda: “Implantação da Unilab: desafios e percursos”, com Paulo Speller (Reitor)


Auditório do Curso de Zootecnia (Campus do Pici) – 16h
Palestra: “Tecidos apropriados ao clima: da África à América do Sul”, com Hendrick Leveck (UFC)


Cultura Popular

9h - Maracatu Az de Ouro
Considerado o mais antigo grupo de maracatu do Ceará, o Az de Ouro completou 74 anos de existência em 2010, trabalhando pela valorização da cultura tradicional. Foi com o Az que o maracatu do Estado passou a assumir o formato de bloco carnavalesco. No cortejo, calungas, princesas, balaeiro, escravos e orixás integram o folguedo.


16h - Tambor das Marias
O tambor de crioula é uma dança alegre, marcada por muito movimento, com origem africana e praticada, principalmente, no Maranhão. Sua principal característica é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. No Ceará, o Tambor das Marias preserva e difunde essa manifestação artística.


Literatura

"Antiguidade da América" e "A raça primogênita", manuscritos inéditos do romancista cearense José de Alencar (1829–1877), serão lançados na próxima segunda-feira (18), a partir das 16h, como parte da programação do III Festival UFC de Cultura – Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar. Organizado pelo Prof. Marcelo Peloggio, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, o lançamento dos textos ocorrerá no Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica). Peloggio transcreveu os manuscritos, de um total de 11 cadernos repletos de fragmentos e anotações, junto com a equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos José de Alencar, da UFC, durante três anos, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Exposição

“Catadores do Jangurussu”, exposição que o artista plástico cearense Descartes Gadelha apresentou, em 1989, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, ganhará retrospectiva a partir de 18 de outubro, como parte da programação do III Festival UFC de Cultura – Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar. Através de 120 peças – 70 pinturas de tamanhos variados, todas em óleo sobre tela, e 50 desenhos – a exposição, que ficará em cartaz até 30 de novembro, reproduz cenas do antigo lixão de Fortaleza. As peças foram produzidas ainda nos anos 1980, mas somente 34 deles já foram expostas no MAUC, há 21 anos, quando “Catadores do Jangurussu” estreou.

Cinema

O III Festival UFC de Cultura também preparou uma variada programação para os amantes da sétima arte. Filmes de ficção, documentários e longas-metragens de animação esperam a comunidade universitária e o público em geral na Sala Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, reduto do audiovisual da UFC. A entrada é gratuita e não precisa de inscrição prévia!


Vídeo-documentário “Vaguei os livros, me sujei com a merda toda”
Casa Amarela Eusélio Oliveira – 18 de outubro – 15h


Oxalá cresçam pitangas (Direção: Kiluanje Liberdade e Ondjaki, Angola, 2006) - Duração: 62’

Teatro

Completando 45 anos em 2010, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno abre as portas para o III Festival UFC de Cultura, de 18 a 22 de outubro, com atividades voltadas para as artes cênicas e abertas ao público. A programação será aberta às 16h da segunda-feira (18), na sala Gracinha Soares, com aula-espetáculo do ator, dramaturgo e produtor Ricardo Guilherme, um dos mais importantes nomes do teatro cearense.

Programação completa em: http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/arquivos/guia_de_bolso_festival.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário