Tembiú é uma palavra de origem tupi que faz referência a alimento. Alimento que não se resume em “comida”, mas sim como algo que nutre, que satisfaz, que enriquece o corpo e alimenta a alma.
Aqui, tembiú oferece seus significados a uma atitude de fomentar e produzir arte, expressão humana que se manifesta no intuito de representar as coisas da natureza. Para essa atitude de criação e significação chegar ao público e tocá-lo de forma enriquecedora, formou-se um pequeno grupo de artistas que se prepara para apresentar produtos de arte como alimento de alma, como matéria para formação da gente, no nível simbólico e da percepção, político e da realização, poético e cidadão. Daí a alusão a tembiú katu, dos tupi, nosso povo original.
Tembiú, enquanto produtora na cidade de Fortaleza (CE), forma-se no ano de 2004 a partir de quatro eixos de atuação:
1- ARTESANATO: confecção de instrumentos artesanais de percussão;
2- FOMENTO ARTÍSTICO: produção e difusão de espetáculos artísticos;
3- EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA: ação educativa voltada à ação social, numa perspectiva transformadora e geradora de autonomia.
4- COMUNICAÇÃO EM REDE: veiculação em mídia virtual de informações sobre produção artística, tecnologias sociais e educação ambiental, articulando saberes, acontecimentos e afirmação cultural.
São frentes de ação que partem das habilidades e experiências de vida partilhadas por seus dois idealizadores:
RODRIGO DE OLIVEIRA, educador, músico e luthier
JULIANA CARVALHO, educadora e atriz
Site: http://www.tembiu.pro.br/oktiva.net/1209/
saiba mais sobre tembiú em http://www.tembiu.pro.br
ResponderExcluir